Empreendedorismo, uma Questão de Atitude
As palavras de Bernard Shaw traduzem a essência do espírito empreendedor, que correlaciona com a definição de Filion (1993), um dos principais pesquisadores sobre empreendedorismo no Canadá, de que empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.
Percebe-se nesta definição uma ampliação do conceito de empreendedor como uma pessoa que inicia projetos sociais e comunitários; um colaborador que desafia seu próprio tempo e recursos, introduzindo inovações e provocando a expansão da empresa; um gestor público que mobiliza sua equipe ou gera novas políticas governamentais; e mesmo aquela pessoa que gera um auto-emprego como profissional autônomo.
O senso comum afirma que ‘os empresários nascem, não se fazem’. De forma geral, a noção de empreendedorismo é associada com as noções de ter ou desenvolver um empreendimento e de ser um empresário.
Aspectos positivos e negativos são associados à imagem do empreendedor, como por exemplo, o lado positivo é ser audacioso, persistente e visionário; e o lado negativo é ser uma pessoa que gosta de correr riscos e que se ocupa só consigo mesmo e com o dinheiro.
Contrapor o senso comum e afirmar que ‘empreendedores nascem e se fazem’ é uma grande discussão atual. Tornar-se empreendedor é o desafio de ser responsável pelo próprio futuro e pelo futuro da comunidade em que vive.
Por isso, existe empreendedor criando empresas e gerando empregos, participando dos processos de governo com responsabilidade, realizando atividades sociais, enxergando oportunidades nos momentos de crise, desempenhando seu trabalho com altos níveis de inovação, gerenciando programas educativos e de conscientização ambiental, promovendo uma melhor qualidade de vida nas organizações, entre outras atividades.
Portanto, pode-se perceber que o empreendedor é um agente de mudanças, onde quer que ele esteja, não somente quando criam novas empresas. Ser empreendedor é uma atitude, uma postura diferenciada diante das situações da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário